Lançamento do livro “As Relações Brasil – Estados Unidos”, de Cristina Soreanu Pecequilo

Editora Fino Traço, o Centro de Estudos sobre o Pacífico e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília anunciam a publicação do livro ”As Relações Brasil – Estados Unidos”, de Cristina Soreanu Pecequilo (professora da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp).

De regionais a globais, as relações Brasil – Estados Unidos atravessam um ponto de inflexão no século XXI. As mudanças do equilíbrio de poder mundial em direção à multipolaridade, as alterações internas de cada uma das sociedades e a maior complexidade da agenda bilateral são vetores de uma interação complexa, caracterizada pelo peso histórico dos alinhamentos e pelo desafio de construir um presente e um futuro renovados no qual convivam, no diálogo aberto e franco, convergências e divergências. Neste contexto, o objetivo deste livro é examinar a evolução deste intercâmbio em sua face contemporânea, avaliando as dificuldades e oportunidades envolvidas nos contatos políticos, estratégicos, sociais e econômicos estabelecidos entre estes dois países: uma nação emergente em processo de afirmação e uma hegemonia em transformação.

Acesse aqui a apresentação e a introdução deste livro.

Este livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou diretamente no site da Editora Fino Traço – clique aqui para comprá-lo.